quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A ESCRAVATURA MODERNA!

Há uma nova (ainda que já dure há muitos anos neste nosso país de hipócritas e interesseiros!!) forma de escravatura em Portugal: o estágio de advocacia.

Para quem não conhece o calvário, eu passo a explicar.
É coisa para durar, no mínimo, DOIS ANOS E MEIO assim que abrir curso na Ordem dos Advogados e nos possamos inscrever. Ou seja, começamos o estágio e se em 1, dois ou três anos não abrir o curso este tempo não conta para a Ordem.
Dá para imaginar quanto tempo podemos andar nisto? Assim só para me desanimar mais um pouco, contaram-me que um rapaz esteve dois anos e meio a trabalhar no duro sem que contasse para a Ordem...

Os patronos (ou chulos!) não são obrigados a remunerar. Esta é, sem dúvida, a melhor parte. Temos, nas palavras deles, «que levar isto a sério e trabalhar muito, se não quisermos é igual para eles»! E é que é mesmo!

Quando se acaba o estágio não há qualquer possibilidade de se ficar na sociedade onde se estagiou, porque eles definitivamente não querem dividir os lucros com ninguém.

E aqui estou eu, a seguir um plano com o qual sou totalmente contra.

7 comentários:

  1. Desconhecia totalmente. Espero que seja uma situação temporária e que consigas O emprego.
    Boa sorte.

    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  2. Comecei o estágio em Novembro de 2007 e ainda me falta a oral de agregação. Isto porque dfemoraram 6 meses para marcar o exame de agregaçação e mais uns meses longos a corrigir os exames da primeira fase.... por isso são seguramente mais 4 anos que 2 anos e meio :) enquanto corrigem e não corrigem e sai a nota etc esse tempo não conta!

    ResponderEliminar
  3. Happy,

    Deus te oiça!!!
    Beijinho*

    Joana,
    pois, daí eu ter falado nos tais 2 anos e meio como mínimo. Para já estou a estagiar e nem se faz ideia quando abrirá o curso. O que desanima ainda mais. Enfim...
    Boa sorte para a oral!!! :)

    Bijinho*

    ResponderEliminar
  4. Bem, acho que precisamos mesmo conhecer-nos porque tenho muito para te explicar. Tem calma que nem tudo é mau. ;)

    Para começar, as más notícias:
    1- O teu estágio é de 30 meses (se estou actualizada e isso não mudou entretanto). O meu era de 24. Cumpri 32 meses de pena (lol). Significa que o período de estágio, mesmo que já estejas inscrita na OA, nunca dura o previsto. Sempre mais, muito mais...
    2- Os exames não acabaram na faculdade. Tens ainda os da 1ª fase, os da 2ª e depois a prova oral de agregação (defesa de uma tese, a bem dizer). Uma bela dor de barriga, é o que é.
    3- Em S. Miguel não há patronos que paguem aos estagiários. Somos "pau para toda a obra".
    4- Nunca mais vais estar em casa antes das 18h. Na melhor das hipóteses, às 23h55. ;)

    As boas notícias:
    1- Há patronos que nos dão valor. Se trabalhares a sério e fores aplicada, vão ver-te como mais do que uma estagiária. Eu comecei a ser remunerada a meio do estágio. À peça, é verdade, mas é melhor do que nada e com certeza do que muitos.
    2- É falso que "quando se acaba o estágio não há qualquer possibilidade de se ficar na sociedade onde se estagiou". Eu fui convidada a ficar como associada da sociedade de advogados onde estagiei ainda antes de ter feito a oral de agregação. Estou lá até hoje e não pretendo mudar.
    3- Com esforço, dedicação e muito amor pela profissão chegas lá! É nisso que te diferencias dos outros. Não caias na tentação de ir para a Função Pública (uma Secretaria qualquer). O Estado já não é o melhor patrão. Além disso, tem sido a solução mais fácil para os colegas que não se esforçaram para aprender, não se quiseram chatear e preferem sair do trabalho às 16h.

    Não desanimes porque daqui a nada já vais ver como isto é giro. :) Se te apetecer, passa no meu blog porque tenho lá algumas histórias engraçadas... ;)

    P.S. - Um conselho: vai muito ao Tribunal. Segue o(a) teu(tua) patrono(a) para todo o lado. É a melhor forma de aprender.

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla!!!

    Muito obrigada por partilhares a tua experiência.
    Há muito coisa no que disseste com a qual concordo, outras nem tanto. Mas é suposto ser assim mesmo! :)
    A última informação que tenho da OA é que o estágio é de 24 meses, ainda que não se saiba quando abrirá o curso. Mas há propostas de alteração, por exemplo para 1 ano e 6 meses. O que já seria óptimo. Nunca se sabe o que virá do Sr. Bastonário.

    Quando disse que não há hipóteses de ficar na sociedade onde se estagia estava a referir-me unica e exclusivamente à minha situação e a quem por aqui faz estágio. É que é mesmo nunca!!

    Tenho todo o gosto de passar pelo teu blogue. :)

    Beijinho,
    AC

    ResponderEliminar
  6. Cara AC,

    Mas então o Bastonário não tinha aumentado o estágio para 30 meses?!

    Olha, não sei onde estás a estagiar,nem se o teu estágio é remunerado (lembrei-me que há, de facto, 1 sociedade em PDL que paga aos estagiários - a alguns...), mas se as perspectivas futuras são essas... não sei se vale a pena.

    Todos os anos é a mesma coisa: não sabem quando vai abrir o curso e se vai abrir. É óbvio que abre. Eles precisam dos teus (e dos outros) € 600 de inscrição... Há dois anos o curso de cá abriu com 3 ou 4 pessoas, apenas, acho eu. No meu ano éramos 6 (e mais 4 da Terceira que só vieram cá fazer os exames da 2ª fase e a oral). Começámos as aulas a 16 de Outubro, lembro-me bem. Portanto, vais ver que pelo menos essa parte daqui a nada está resolvida.

    Se precisares de alguma coisa, desde apontamentos a minutas ou mesmo tirar algunma dúvida que te surja, dispõe! Estou por aqui...

    ResponderEliminar
  7. Carla,

    pois, as coisas estão como estão devido a essa vontade e teimosia do Sr. Bastonário.

    Estou com muita esperança que o curso abra em Novembro. Veremos.
    É óptimo poder falar e partilhar estas situações contigo, que passaste pelo mesmo!!
    Obrigada!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar