domingo, 26 de fevereiro de 2012

Saudades!

Hoje, se fosse viva, uma das mais importantes pessoas da minha vida faria 92 anos.
Falo da minha avó.
Foi com aquela que cresci; depois da escola era para casa dela que ia; era com ela que fazia os trabalhos de casa; com ela tomei os melhores pequenos-almoços, bebi os melhores cházinhos (para nós, netos, eram refrescos; com ela aprendi a rezar; foi com ela que aspirei a ser metódica, tabalhadora; com ela aprendi a fazer um ponto de crochet (não tive paciência para mais e hoje tanto que me arrependo!); nela conheci a pessoa com melhor coração, com melhores intenções; com ela soube o que é o amor, pois sempre que falava do meu avô, já falecido há muitos anos, ficava com os olhos a brilhar, tanto que ela o amava; com ela comi os melhores gelados, aqueles que os pais diziam ser demasiado caros; em casa dela tive as melhores brincadeiras com as primas e irmão, tanta coisa destruímos e nunca a vi zangada. Nunca nos ralhou. Contigo, avó, tivemos a melhor infância que uma criança pode desejar.
Quando fui para a Faculdade e a vida foi difícil, ainda que falassemos todos os dias ao telefone, era de uma emoção receber as cartas dela. Sim, quase todos os meses escrevia-me uma carta ou um postal e punha uns euros «para eu comprar um gelado». São gestos destes que nos fazem amar ainda mais alguém.
Por tua causa tenho este nome. Tanto me orgulha.
Tenho tantas saudades tuas, avó. Não há dia em que não pense em ti. Não há dia que não deseje que cá estivesses.
Não havia ninguém que não gostasse de ti. Todos te admiravam, pois eras boa pessoa para quem fosse que se cruzasse no teu caminho.
Detentora de uma inteligência e perspicácia inagualáveis, foi uma aventureira para o seu tempo. Saiu da sua terra, em S. Jorge, para vir para S. Miguel em busca do sonho profissional. E foi uma excelente profissional. Tanto que a admirava. Tanto que a admiro, pela sua coragem, pela sua determinação, pela sua paixão a tudo a que a rodeava.
Tanto nos deixaste, avó.
É em ti que penso quando quero ser melhor.
Feliz aniversário!

A tua neta,
AC

3 comentários:

  1. Foi sentido, escrito e não revisto!

    Obrigada, querida.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que palavras magnificas e corajosas. Tambem tenho assim uma pessoa que partiu e que me faz falta todo o santo dia. Nós somos um pouco (deus queira muiiiito) daquilo que eles são, num sentido eles viverão pra sempre e um dia aconchegaram-nos de novo no seu colo.

    ResponderEliminar