segunda-feira, 5 de março de 2012

Há amizades difíceis de compreender

Tenho uma amiga, aquela que considerei durante muito tempo a minha melhor amiga. Infelizmente, não mantenho o contacto normal há mais de um ano.
Somos amigas desde a primária. Houve um interregno pela Escola Preparatória, porque ficamos em turmas diferentes. Mas tudo voltou "ao normal" no secundário.
Considerava-nos inseparáveis, mesmo depois de eu ir para a Faculdade em Lisboa e ela ter ficado cá. Falávamos quase todos os dias.
Ela ficou cá, porque a vida pregiu-lhe uma partida: engravidou ainda estavamos no 12.º ano. Teve que casar, mas mesmo assim conseguiu ir para a Universidade e fazer uma licenciatura.
Tanto que me orgulhava dela. Enchia-me de orgulho sempre que contava isto a alguém, porque não é facil conseguir-se esta proeza quando se tem um bébé.
O tempo passou, os anos passaram, e nós estavamos cada vez mais unidas. Mais ninguém sabia tanto da minha vida como ela e ninguém conhecia ao pormenor a vida dela como eu. Considerava-a uma irmã.
Há cerca de um ano e meio, uma série de coisas aconteceram, que não vou reproduzir aqui, e eu mantive-me ao seu lado. Defendendo-a, apoiando-a, até chorando com ela.
Mas, de repente, alguém me liga a contar que tudo, tudo, mesmo tudo o que ela me tinha contado não era verdade. Que era tudo uma mentira. Uma farsa. Que ela tinha enganado uma série de pessoas, eu estava envolvida em histórias que nem eu sabia que delas fazia parte. O meu mundo desabou. Eu não acreditei nessa pessoa. Achei impossível.
Fui confirmar e afinal era verdade. Começou-se a desbravar caminho e chegou a um ponto que eu ja não sabia, do que ela me tinha contado durante anos, o que era verdade e o que não era. Percebi que uma série de pessoas tinham deixado de falar comigo e eu nem sabia porquê.
Eu fiquei para morrer.
Achei que não era possível tal coisa, pois a ela tinha confiado a minha vida. E, naquele ponto, eu já não conseguia ouvir nada dela que não questionasse.
O tempo passou, eu não conseguia mesmo falar com ela. Ela, de quando em vez, enviava-me sms a pedir desculpas, e mais desculpas. E eu não conseguia acreditar nessas desculpas.
Até, que um dia, eu marquei um almoço para tentarmos resolver tudo. Ela ficou felicissima. No dia combinado desmarcou. Repetimos a marcação desse almoço mais de 15 vezes, neste último ano, e todas as vezes ela teve uma desculpa, em cima da hora, para não aparecer.
Eu voltei a desistir.
Depois de fazer o tal Curso de Cristandade, do qual já vos falei aqui, achei que este tormento deveria acabar. Ela já me tinha pedido desculpa tanta vez e eu mantinha-me intocável, ainda que já tivesse tentado encontrar-me com ela. Daquele curso retirei várias experiências, entre elas, a capacidade que nós temos de acharmos que nunca falhamos e que quando os outros falham sermos tão prepotentes ao ponto de quase os cruxificarmos.
Então, tomei iniciativa e disse, por sms, que queria acabar com esta distância de uma vez por todas, que tinhamos mesmo que nos encontrar e resolver as diferenças de uma vez por todas. Ela muito feliz, acatou e marcou um dia.
Ficou marcado para a terça-feira passada às 12h30. Nesse dia, às 10h ela mandou sms, novamente, com uma desculpa que não podia.
Começo a achar que ela não quer mesmo encarar-me.
Não sei...
Já não sei o que fazer. Se deixar a vida tomar o seu rumo, se continuar a insistir.  

4 comentários:

  1. Não sou a melhor pessoa para dar conselhos em relação a este tipo de situação, até porque vivi uma aparentemente semelhante e não a consegui resolver da forma como queria. Eu dei o braço a torcer e tomei a iniciativa de nos encontrarmos após uma separação de alguns anos, precedida de uma amizade "de irmãs", como a tua. Nada foi esclarecido, apenas se fingiu não ter acontecido. E se há (raros) momentos de verdadeira amizade (como outrora), outros há (a maior parte das vezes) em que pura e simplesmente não consigo confiar nela. Por saber, no meu íntimo, que tudo se pode repetir. Que ela hoje não é a minha melhor amiga de há não sei quantos anos atrás. Que ela era capaz de, novamente, passar por cima de tudo e de todos, incluindo a minha pessoa, para alcançar os seus objectivos.
    Acho que já insististe tudo o que havia para insistir. Uma coisa são 2 ou 3 desculpas. Outra, são recebê-las durante um ano inteiro, inúmeras vezes. Sei que custa largar no esquecimento uma amizade de assim tantos anos, mas acho que a tua vontade de reatar essa relação se prende mais com a imagem que tens da pessoa que ela era e não propriamente com aquela é que se tornou. Achas que vale a pena "consumires-te" por alguém que, apesar das tuas investidas, continua a fugir? She's just not worth it. Desculpa se estou a ser bruta, mas gostava que o tivessem sido comigo quando precisei. Há pessoas que simplesmente não nos merecem. E, mesmo sem a conhecer, o comportamento que tem mantido (e eu nem sequer sei o que se passou!) não me parece de uma pessoa por quem valha a pena lutar. Deixa-a ir. Se precisar de ti, voltará um dia. Não te esqueças é de colocar na balança tudo o que foi bom e tudo o que foi mau. Para que não reconstruas uma amizade baseada no desiquilíbrio.
    Um grande e doce beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Desiste linda... o que não tem remédio, remediado está!

    ResponderEliminar
  3. Querida, sei como era importante essa amizade na tua vida, tal como dizes no texto a vossa ligação era mais do que amigas, eram irmãs.
    Por vezes por mais oportunidades que se dê a alguém, esse alguém sabe que fez algo tão grave, tão feio numa amizade que nunca vai conseguir concertar o que ficou desfeito.*

    ResponderEliminar
  4. Queridas Carlinha; Dreia e InÊs,

    muito obrigada. Cada uma à sua maneira, todas seguiram na mesma direcção. Quando sou racional, concluo exactamente o que vocês disseram. Se ela me quisesse mesmo de volta na sua vida, como diz nas suas mensagens (que são sempre muito profundas!) ela já me tinha até batido à porta. Ela passa em frente a minha casa praticamente todos os dias. De facto, a única coisa que ela fez durante este ano e meio foi mandar mensagens. E desmarcar a parte importante sucessivamente.
    Acho que está tudo dito... As coisas são como são.

    Beijinho grande a todas!!!

    ResponderEliminar